menu horizontal

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Enxerto ósseo supracrestal para aumento de volume ósseo - Nova técnica



Para sucesso com tratamentos reabilitadores com implantes, é fundamental que os implantes dentários sejam instalados em posições tridimensionais que permitam uma correta emergência das próteses, facilitando a higiene, estética e os procedimentos reabilitadores.



Existem condições que podem dificultar um correto posicionamento tridimensional, como a falta de espessura óssea ou altura. Diversas técnicas tem sido descritas na tentativa de propor um protocolo prático e previsível para reconstruções ósseas, objetivando a instalação em posicionamento adequado dos implantes dentários.


Enxertos ósseos em bloco, seja autógeno, xenógeno ou homógeno, e diversos biomateriais já foram empregados para diversos tratamentos de reconstrução óssea. 
Neste artigo foram publicados dois casos clínicos que mostrarm uma combinação de técnicas e biomateriais, demonstrando resultados interessantes, que merecem pesquisas com uma amostra maior e maior acompanhamento.



A técnica consiste em instalar os implantes, deixando-os supraósseos, assim como na técnica conhecido por "Tent Pole". Posteriormente o substituto ósseo é aplicado junto a uma matrix sintética de PLLA-PGA (82% de ácido poli lático cp, 18% de ácido poliglicólico) que foi adaptada no momento do procedimento cirúrgico.



Posteriormente é inserida uma camada de matriz dérmica acelular com o objetivo de aumentar a espessura gengival futura sobre a enxertia e evitar uma possível exposição da matriz e enxerto particulado. Nestes casos clínicos foi utilizado como particulado ósseo, osso autógeno e FDBA. Os casos foram reabilitados após 9 meses, com sucesso.


É importante lembrar que é uma técnica nova e que é um relato de casos clínicos, são necessários estudos controlados, com maior amostra e acompanhamentos maiores para que possamos conhecer as dificuldades e resultados a longo prazo desta técnica.
Resultado muito interessante.

3 comentários:

  1. Danilo, muito interessante. Uma idéia simples... eu gosto de idéias simples assim. Mas não estou familiarizada com essas matrizes e gostaria de entendê-las melhor. Vc pode me indicar algum livro sobre barreiras, matrizes, membranas, substitutos ósseos? Muito obrigada e por favor, continue postando muito!!! Abçs

    ResponderExcluir
  2. Puxa Alice gostaria de ter conhecimento de alguma boa obra para te indicar sobre o assunto. Acredito que não exista nenhum livro que tenha sintetizado todo esse conhecimento. Essa matriz deste artigo, é comercializada no Brasil, embora eu nunca a tenha usada. Ela foi inicialmente desenvolvida para fixação óssea, por exemplo para cirurgias ortognáticas. Agradeço o incentivo. Vou continuar a postar sempre novidades e artigos interessantes. abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...