menu horizontal

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Implante de zircônia em corpo único - pesquisa

Já é aceito mundialmente os benefícios do titânio para tratamentos reabilitadores com implantes dentários. Mas a zircônia tem sido muito estudada, para uma possível fabricação de implantes, devido a sua cor branca, o que poderia resultar me melhora estética na interface entre prótese e implante. Eu especificamente acho este argumento pouco válido, pois isto seria aceito para peridontos delgados, e isso já seria um risco para reablitações protéticas. No entanto, este estudo testou o uso de implantes de corpo único de zircônia.


clique na imagem para aumento

O benefício da zircônia está relacionado a sua dureza e flexibilidade, mantendo sua biocompatilidade.

Decidi discutir este artigo pois a pouco tempo atrás, alguns visitantes me pediram para inserir um vídeo de um cirurgião que postulada o uso de implantes anatômicos de zircônica instalados de forma press fit. A ciência é soberana, e poucos estudos clínicos estão disponíveis no momento. Este é o estudo com maior acompanhamento até o momento.

No estudo foram utilizados implantes de corpo único produzidos pela Nobel - modelo Nober Direct, com a tecnologiz ZiUnite, de 4.3 ou 5.0 por 10, 13 ou 16, com carga imediata.
65 pacientes participaram do estudo e 66 implantes foram instalados.

Os resultados mostraram que perda superior a 2mm de tecido ósseo aconteceram depois de 1 ano, os autores não puderam dar uma explicação para o fato. No entanto, o fato de utilizar implante de corpo único, pode ter sido a maior razão deste ocorrido, uma vez que vários pesquisadores relataram que implantes de corpo único tem excessiva perda óssea. Estes estudos levaram o implante NobelDirect ser retirado do mercado.

Em geral os resultados mostraram que implante de zircônica de corpo único apresentou maior perda óssea e menor taxa de sucesso do que implantes de titânio de duas peças. Os próprios autores sugerem implante de corpo único de zircônia não deve ser utilizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...