menu horizontal

sábado, 29 de outubro de 2011

Uso de Laser associado à cirurgia plástica periodontal

O uso de laser em laserterapia ou terapia fotodinâmica ainda não apresenta um consenso na literatura. Estudos mostram resultados positivos e negativos, não havendo um consenso sobre seus benefícios para muitos tratamentos odontológicos.

No entanto o uso dos lasers têm sido foco de muitas pesquisas e diversos produtos comerciais têm sido lançados. O artigo de hoje trata do uso do laser de baixa potência associado ao recobrimento radicular através da técnica de retalho avançado coronalmente.




clique na foto para ver a primeira página do artigo

Os autores utilizaram o modelo de boca dividida e operaram 37 pacientes, sendo o lado conrtrole retalho avançado coronalmente e no lado teste a mesma técnica no entanto com a aplicação de laser de baixa potência. Foi feito acompanhamento de 12 meses.

Foram realizadas as seguinte medidas clinicas: altura e largura da retração gengival, profundidade de sondagem, nivel clínico de inserção e altura do tecido queratinizado.

Todas as retrações eram classe I ou II de Miller. Interessante é que antes das suturas, as raízes no grupo teste foram irradiadas com baixa intensidade de laser por 5minutos, sendo este procedimento repetido após as suturas.
 
Durante os 7 primeiros dias o lado teste recebeu 5min de laser diariamente, enquanto o lado controle recebeu apenas simulaçao de laser.

Os resultados mostraram recobrimento completo em 70% dos casos teste e 30% dos casos controle. Ambas os tratamentos foram capazes de recobrir as raízes, no entanto a técnica teste foi melhor.



Este é o primeiro artigo que demonstra benefícios clínicos do laser associado à recobrimento radicular, mais estudos são necessários para que seja possível sua indicação rotineira. Mas o protocolo usado, de aplicacao de 5minutos diariamente pode ser um empecilho, provavelmente aplicações diferentes precisam ser testadas para determinar se é possível redução do tempo de laser sem perder os resultados clínicos desejaveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...