menu horizontal

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como remover implantes dentários?

Alguns visitantes ao verem o extrator dentário da Neodent e o Benex me escreveram perguntando: "existe algum acessório que facilite a remoção de implantes que por algum motivo precisam ser removidos". Tal como os implantes da foto abaixo obtida da internet. 




Resposta:
Realmente muitos implantes são inseridos com falha de planejamento e muitas vezes os protesistas não possuem solução protética para reabilitar tal caso. Remover implantes pode ser complexo. Muitos colegas ainda fazem uso de brocas trefinas para a remoção dos implantes, mas isto costuma remover mais tecido ósseo que o desejável, podendo gerar a necessidade de reconstrução óssea para uma posterior inserção de novo implante.

Atualmente existem chaves que podem ser utilizadas com catracas para tentar remover os implantes. A pioneira foi a Nobel Biocare, que foi seguida por muitos outros fabricantes. 

Além da Nobel Biocare empresas como a Kopptambém comercializam o produto inclusive no site (clique aqui para visitar) é indicada a forma de uso veja abaixo:

Modo de uso:

1.      Selecionar o implante a ser removido.
2.      Remover todos os componentes protéticos, tapas, cicatrizadores do implante e promover uma limpeza da cavidade interna.
3.      Nos implantes com hexágono externo ou cone-morse sem cavidade hexágonal, um desgaste deve ser realizado no interior do implante para ampliar a cavidade e permitir o aprofundamento do removedor no interior do implante.
4.      Selecionar o Removedor I para implantes com hexágono externo e implantes Friccional I da KOPP, e Removedor II para implantes com hexágono interno, cone-morse e implantes Friccional II da Kopp.
5.      Introduzir manualmente o removedor no interior do implante até seu travamento no sentido anti-horário, e certificar que o removedor está paralelo ao longo eixo do implante.
6.      Acoplar uma chave ou torquímetro e realizar movimentos suaves mas firmes no sentido anti-horário e posicionar o polegar sobre o torquímetro promovendo uma pressão apical e não permitindo o movimento de alavanca.
7.      Continuar com o contra-torque no sentido anti-horario, sempre de forma suave, mas firme até a ruptura da osseointegração e completa remoção do implante.

A Dental Aragão também comercializa o produto (veja aqui).
 
Existem até mesmo sistemas completos para facilitar a remoção de implantes, este kit é comercializado no Brasil pela empresa Nova Im3 (veja o site) como se pode verificar nos vídeos abaixo: 
A remoção de implantes pode ser feita também com o uso de montadores específicos para o implante, no entanto, assim como estas chaves é importante tomar cuidado e estar atento aos sinais clínicos durante o procedimento cirúrgico. Implantes muito longos apresentam maior dificuldade na sua remoção e as chaves não são universais, muitas vezes é necessário o uso de uma broca para desgastar internamente o implante para que a chave possa entrar e então se possa tentar o contra torque do implante. Existem empresas que vendem chaves específicas para implantes hexágono interno, externo e até mesmo cone morse.

Espero ter respondido à pergunta, novas perguntas são sempre bem vindas.

18 comentários:

  1. Boa tarde. Eu tenho um emplante no último dente inferior do lado esquerdo. Nao gostei do resultado e pedi pro meu dentista pra tirar a coroa. Preferi ficar sem dente . Meu dentista deixou o emplante com aquela tampinha de proteção. Acontece que depois disso ficou dificil de higienizar e tá sempre infeccionada e com msl halito. Por isso tenho vontade de retirar o emplante mas meu dentista fala que não é possível. Você pode me dar uma opinião sobre como resolvo? Fatima@multi.com.br. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Fátima já lhe enviei uma resposta. Bom final se semana.

    ResponderExcluir
  3. ola , estou com problemas com implante do dente "14" a prótese fica bamba, o dentista da prótese fala que o problema esta na peça do implante (rosca ), já o cirurgião diz que o outro espanou o implante. atualmente estou com o cicatrizador. oque devo fazer? remover o implante? conhece alguma outra solução???? e-mail: celomar85@hotmail.com / agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro desculpe a demora de meses, porém a solução para você dependerá de alguns fatores como o tipo de implante instalado. Alguns fabricantes possuem soluções para isso, tal como brocas que possam fazer uma nova rosca interna para permitir a instalação de nova prótese. Caso isso não seja possível talvez a possibilidade de remoção possa auxiliar a ter um tratamento com implantes novos e de qualidade. abraço

      Excluir
  4. Olá, eu tive um problema com meus meus 3 implantes, quebraram e teve que extrair, fui ao dentista para extrair, só que um dos implante aspirou e o dentista não conseguiu tirar, mas ele me disse pra eu não se preocupar e pode deixar o implante aspirado e não precisa arrancar e que se adapta ao sistema ósseo, mas está muito dolorido, gostaria de saber de tem algum problema desse titânio ficar la dentro ou se precisa tirar, e se precisa tirar como fazer este tipo de cirurgia pra tirar o implante aspirado.

    ResponderExcluir
  5. Oi.. gostaria de saber se tem como eu retirar dois implantes, os dois pinos. Sao dos dentes laterais superiores (por agenesia) mas agora eu acho que devia ter optado por juntar todos os dentes ao inves de ter aberto espaço e colocado implante. É possivel?

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha mãe estava com dois dentes bem inflamados e infeccionados e teve que extraí-los. No mesmo dia da extração, o dentista cirurgião inseriu os 2 pinos de titânio. Ocorre que já tem mais de 15 dias que a região voltou a inflamar, ela tomou antibiótico, pois sentia muita dor com irradiação para os dentes de cima... Hoje ela continua com um incômodo. Isso é normal? Ela quer muito remover os implantes. Seria possível? Por favor, nos ajude, estamos muito angustiadas. Ela já está idosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá minha mãe colocou alguns implantes há uns 03 anos e está sentindo umas agulhadas em um inferior> uma noite nem dormiu com medo de fechar a boca e doer mais. Ela pode perder esse implante? Ela diz que vai ao dentista, faz uma rediografia e ele diz que está tudo bem> O dela é rosqueado e ela está pensando em procurar outro dentista para retirar. Será que é muito complicado?

    ResponderExcluir
  8. boas quero saber protese dentaria de romover qual o preço

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de remover esses implantes, mas só de pensar no sofrimento, desisto

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde!! Fiz implantes em uma clínica bem conhecida, mas não deu certo, tentaram vari

    ResponderExcluir
  11. Oi fis inpranti mais não para de due Kero tirar

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meu nome é Valdelino. Meu e-mail é valdelinosp@gmail.com.
    Poderia indicar por favor alguma clínica ou cirurgião dentista para remoção de implantes?
    Desde já, quero agradecer pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Fiz 3 implantes inferiores...todos mal posicionados, e um atravessou o nervo alveolar...impericia do dentista

    .fiquei com sequelas...devo recorrer justiça?

    ResponderExcluir
  14. Fiz implantes e doem quando eu como.gostaria de saber se posso retirar .

    ResponderExcluir
  15. Coloquei uma prótese protocolo a 1 ano e 6 meses, agora quebraram três pinos, não deu de remove-los, então o dentista vai remover os implantes. Não recomendo a ninguém essa tal de prótese protocolo. Vc paga um monte de dinheiro e depois de 18 meses é um sofrimento.

    ResponderExcluir
  16. Oi eu fiz um implante só que não deu certo fiz duas vezes a cirurgia de implantação no mesmo local so que ñ deu certo a dentista removeu o implante as duas vezes e agora estou sentindo muitas dores no local da cirurgia o que pode ser?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...