menu horizontal

domingo, 23 de outubro de 2011

Regenerar ou extrair e instalar implantes?

Essa é uma discussão bastante frequente e com certeza dura horas. Cada  especialista em áreas diferentes e clínicos diferentes têm opinões diferentes. Quando um dente apresenta muita reabsorção óssea é melhor indicar a exodontia, como forma de prevernir maior perda de estrutura óssea o que inviabilizaria a instalação de implantes? É melhor regenerar e manter o dente?

A verdade é que não existe um protocolo, as situações são diferentes e muitas são as variáveis para se analizar antes de elaborar um prognóstico. Principalmente por que temos fumo, condição sistêmica, doença periodontal, fraturas entre outros para levar em consideração.

Muitas vezes vejo colegas condenando dentes que poderiam ser salvos ou fazendo eutanásia dental devido a finalidade protética. Mas também existem profissionais que preferem esgotar todas as alternativas como forma de tentar salvar o dente a qualquer custo, memos que seja por 6 meses a 1 ano. Ambos os extremos são ruins para os pacientes, podendo gerar custos biológicos ou financeiros elevados, assim como prejudicar o sucesso de terapias futuras.

Desta maneira hoje gostaria de indicar a leitura de um artigo que tenta nos esclarecer melhor o prognóstico quando ambas possibilidades de tratamento são utilizadas.


Clique na imagem para vê-la maior e poder ler o resumo.

O interessante é que num período de 5 anos ambos os tratamento, ou seja implantes ou regeneração periodontal de dentes com severa perda de inserção clínica, apresentaram taxa de sucesso similares.
Interessados, postem nos comentários no fim deste post o seu email que envio o artigo para vocês.

6 comentários:

  1. esta disponivel FREE http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1600-051X.2011.01768.x/pdf

    ResponderExcluir
  2. Agradeço se puder me enviar o artigo.

    wilspinola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    Gostaria de saber se vc consegue me enviar esse artigo. Sou aluno do Mestrado na SLMAndic - Campinas e estou montando uma apresentação sobre esse tema, que farei no inicio de abril.
    Desde de já agradeço a ajuda
    um abraço
    Hamilton
    Email: navarrohjr@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Danilo, como vai? Vc pode enviar pra mim por gentileza? alicemilasch@hotmail.com
    Muito obrigada! Abçs

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Sou aluna de especialização de implantodontia e gostaria de sabe se você pode me enviar alguns artigos.
    Desde ja, obrigada.
    dranataliaames@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...