Conheci o professor Éber Feltrim na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto FORP USP, tive oportunidade de assistir aulas e palestras dele, sempre de bom humor cativa o seu público e dá ótimas dicas e exemplos de como foram resolvidos diversos problemas administrativos a nível de consultório e cursos de pós graduação.
Desta forma a entrevista com o professor Éber com certeza deve trazer um novo ponto de vista o qual muitas vezes não estamos habituados a utilizar. Eu mesmo depois de ver suas aulas comecei a me interessar muito mais sobre marketing e propaganda, até então sinceramente não acreditava no poder destas ferramentas.
O professor Éber trabalha com consultoria http://sisconsultoria.net/ na área de marketing e propaganda, apresentando soluções para profissionais da área de saúde. Vejam abaixo seu currículo resumido.
Dr. Éber Eliud Feltrim
Graduado
e pós-graduado em odontologia (Unesp). MBA em Marketing (FGV e OHIO
University). Cursos em Washington – DC (EUA), SAN FRANCISCO – CA (EUA) e KOLN
(ALEMANHA).
Professor
de Marketing Empresarial para o curso de pós-graduação em Administração de
Empresas (Centro Hermes/FGV – Unidade Marília).
Professor
de Marketing para o Curso de Especialização em Dentística da Faculdade de
Odontologia de Ribeirão Preto – (FUNORP/USP).
Professor
convidado para ministrar aulas/cursos de Marketing na USP, UNESP, ITPAC, UNIP,
UNINGÁ, UNIMAR, CESMAC, Centro Paula Souza, ANEO e APCD.
Gestor
do Grupo SIS – Consultoria em Marketing.
Danilo: Prof Éber o senhor é dentista e atualmente não clinica mais, como foi sua decisão e o motivo que o levou a focar no marketing para profissionais de saúde?
Éber: Desde meu primeiro dia de consultório, eu procurava estar “antenado” com MERCADO; isso me levava a estudar e fazer marketing. Alguns pacientes que eram profissionais da saúde mostravam interesse em saber as estratégias que usávamos para ter aquela excelente demanda de clientes. Chegou um ponto que comecei transferir esse know-how de gestão de consultório para esses pacientes; o negócio cresceu de tal forma que me fez estruturar uma empresa focada em consultoria. Deixar a clínica não foi tão simples, pois admiro a excelência da odontologia que é devolver aos pacientes seu bem estar, mas como o tempo é um só, não era possível absorver clínica e consultoria. Tem que ter foco!
Danilo: Como o senhor vê o mercado para o dentista que está começando agora e para aqueles que já tem mais tempo de carreira, o mercado está em crise?
Éber:Crise é sinal de novas oportunidades para o negócio. O Brasil está entre os países que mais crescem economicamente no mundo. Assim, quem se preparar para esse crescimento terá excelentes resultados. Isso vale para o dentista também. Excelência técnica é extremamente importante, mas só isso (sem planejamento estratégico e sem gestão de negócios) não leva ao crescimento desejado. O problema está em querer atingir sucesso no consultório, sem conhecer o mercado, sem fazer planejamento e sem estratégias. Aí, vai dar errado mesmo, não apenas para o dentista, mas para qualquer outro negócio. Minha recomendação, como consultor: não fazer nada empiricamente e sem estratégias. Para quem tem mais tempo de carreira e se atualizou (tecnicamente, mas também em gestão de negócios), os próximos anos serão melhores do que os passados; para quem não fez isso, acreditando que o que trouxe sucesso até aqui vai garantir o mesmo sucesso daqui prá frente, terá sérios problemas na clínica.
Danilo: Nos conte um pouco mais sobre o Grupo SIS. Como foi o início, já que é uma idéia inovadora?
Éber:Estamos plantados em Assis há quase 20 anos. Fiz clínica um bom tempo, depois fiz clínica e consultoria; o tempo ficou muito “apertado” para fazer tudo, nos levando a optar por exclusividade em consultoria de marketing. Planejamos o crescimento do nosso empreendimento e hoje temos clientes em diversas partes do país. Além da consultoria, temos outros produtos e serviços para ajudar o dentista a ter maiores lucros em suas clínicas. Também temos empresas no segmento de agronegócios e por isso inserimos na nossa marca o termo Grupo.
Danilo: Em relação ao número de cursos de graduação em odontologia e a grande oferta de cursos de pós-graduação, como o senhor acha que o mercado irá se comportar nos próximos 5 anos?
Éber: Em relação às áreas mais povoadas tais como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro a situação será diferente? Em áreas mais povoadas, existe mais gente para procurar os consultórios odontológicos, mas por outro lado, existem mais dentistas também. Precisa, ANTES de montar o consultório, conhecer exatamente as características do ponto para decidir se é o melhor lugar para instalar o consultório. Acabamos de escrever um artigo que trata exatamente dessa questão. As palavras importantes aqui são planejamento e pesquisa de mercado. Qualquer empresa antes de se instalar num local, contrata consultorias para essa análise prévia de viabilidade; qual o motivo do dentista não fazer o mesmo? Como disse, hoje o mercado é extremamente competitivo e os clientes altamente exigentes. Esse mesmo mercado não perdoa erros de estratégias. Portanto, não seguir os passos acima pode trazer o dissabor de nunca ter uma agenda preenchida com os melhores clientes. Para os cursos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação, o raciocínio é o mesmo. A gente tem visto em odontologia grande dificuldade da maioria dos cursos em fechar turmas. Será que faltam alunos ou faltam boas estratégias de marketing para captar esses alunos?
Danilo: Quais seriam sua dicas para os visitantes do blog, que queiram divulgar seus serviços na área de implantes e cirurgia plástica periodontal/periimplantar?
Éber:A internet é uma ferramenta sensacional; os blogs estão inseridos nesse contexto. Tenho três dicas nesse quesito: alianças estratégicas, ou seja, trocar banners entre parceiros, ter um layout diferenciado do blog ou site e divulgar MUITO o endereço eletrônico. Importante sempre: falar uma ‘linguagem’ que o cliente entenda.
Agradeço a gentileza do professor Éber em aceitar a entrevista e contamos com suas colaborações futuras.
Prof. Danilo, venho aqui no seu conceituado blog agradecer pela oportunidade de oferecer aos seus visitantes/leitores um conteúdo tão vital para o sucesso profissional: marketing. Muito obrigado e ficamos à disposição para qualquer dúvida ou comentário. Forte abraço e sucesso, Éber
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