menu horizontal

terça-feira, 29 de maio de 2012

Preservação de alvéolo - indicação de artigo

Este artigo traz uma ideia diferente e bastante interessante, objetivando a manutenção do volume de tecido para posterior instalação de implantes ou próteses.




Para o uso desta técnica é importante que seja removido o dente comprometido o menos traumaticamente possível. Em seguida um períótomo é utilizado para elevar um retalho total sem envolvimento das papilas.
Um espaço é criado (bolso) e nele será inserida hidroxiapatita de absorção lenta sobre a tábua óssea.

Não é inserido biomaterial dentro do alvéolo, sendo o mesmo suturado. Após 6 semanas os implantes são instalados em uma região onde é mantida o volume de tecido, permitindo melhor estética imediata.




A ideia parece ser muito produtiva. No entanto é um relato de caso seriado, poucas análises foram realizadas e o peso científico é muito baixo. Desta forma ainda é cedo para que possamos empregar esse tipo de tratamento na clínica diária uma vez que não sabemos os resultados a longo prazo e por quanto tempo essa manutenção de volume irá ser mantida. Mas de acordo com resultados apresentados no ultimo trabalho citado aqui no blog, hidroxiapatita parece funcionar quando inserida sob periósteo.

Gostaria de ver um próximo artigo do grupo demonstrando os resultado com mais de 1 ano e sua aplicação em áreas com implantes imediatos por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...