menu horizontal

domingo, 28 de agosto de 2011

Retalho avançado coronalmente - acompanhamento de 14 anos

Hoje gostaria de indicar o artigo publicado este mês pelo prof Pini Prato e equipe. Um artigo interessante por ter acompanhado 10 pacientes por 14 anos após recobrimento radicular.
Os pacientes selecionados apresentavam retrações bilaterias maiores do que 2mm e receberam retalho posicionado coronalmente sem uso de enxerto de tecido conjuntivo.

Os resultados mostraram que a retração residual após 14 anos foi em média 0,9mm (acometendo 39% das retrações tratadas), sendo apresentada uma perda de 0,024mm de recobrimento radicular obtido ao ano. Um ponto interessante é que foi demonstrada relação entre tecido queratinizado e o tratamento executado (p=0,0006).

O estudo por incluir pacientes operados a 14 anos, apresenta limitações metodológicas oriundas do período no qual foi feito o delineamento do estudo, mas o estudo pode levantar diversas questões sobre estabilidade dos resultados obtidos. Seria excelente um estudo com acompanhamento longo comparando técnicas diferentes assim como o uso de enxerto de tecido conjuntivo.


clique na imagem para ver a página inicial do artigo em maior aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...