menu horizontal

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Levantamento de seio maxilar (Sinus lift) apenas com biomateriais xenógenos

Em vista de alguns emails recebidos e devido a frequente pergunta de muitos alunos e colegas referentes aos biomateriais que são indicados para procedimentos de levantamento de seio maxilar, irei comentar um artigo de 2009, mas muito interessante pela grande casuística e pelos resultados obtidos.
Muitas vezes nos questionamos se o uso de biomateriais sem qualquer osso autógeno irá permitir uma boa formação óssea nos procedimentos de sinus lift. Devemos lembrar que a cavidade do seio maxilar é uma cavidade bastante favorável a formação óssea, devido ao número de paredes, sendo uma técnica com alta taxa de sucesso.


veja o resumo do trabalho clicando aqui


Entre 1997 e 2003 foram realizados neste estudo 406 elevações da membrana sinusal em 314 pacientes. Análises clínica, radiográfica, histológica e histomorfométrica foram realizadas.
Em todos os casos foi utilizado como particulado ósseo apenas hidroxiapatita bovina (Bioss - Geistlich) e membrana absorvível de origem suína (Biogide - Geistlich).

Foram instalados 1025 implantes, sendo 11,5% simultaneamente ao procedimentos de sinus lift. 907 implantes foram instalados após 6 a 12 meses.

Como resultados - apenas 5casos de infecção sinusal os quais foram tratados  com antibioticos. Apenas 19 implantes foram perdidos com taxa de sobrevivência de 98,1%. A análise histológica mostrou nova formação óssea (39%) e 8% de partículas residuais do substituto ósseo.

Desta forma, os resultados demonstraram alta previsibilidade e sucesso.

2 comentários:

  1. É bem por aí mesmo... Pena que muitos ainda não aceitam essa idéia, mas a literatura tá aí pra mostrar que é possível e muito previsível. Show! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...