menu horizontal

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entrevista com Prof. Dr. Cléverson de Oliveira Silva - Periodontia e Implantes

Hoje contamos com a entrevista do Professor Doutor Cléverson de Oliveira Silva (veja o currículo aqui), que é professor de Periodontia do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá PR (site). O professor Cléverson desenvolve pesquisas na área de cirurgia periodontal e possui diversos artigos nacinoais e internacionais já publicados, contribuindo para o avanço da periodontia. Este ano ele é o professor homenageado do VII Conclave Maringaense de Odontologia, evento que tradicional no Paraná, que conta com a participação de diversos palestrantes de renome e profissionais. Veja a programação completa do envento que com certeza terá sucesso absoluto (site).


 



 Danilo: Como foi a sua escolha pela periodontia?
 
Prof. Cléverson: A periodontia, desde a graduação, foi a minha paixão. Tive a oportunidade de ter contato com a periodontia desde o primeiro ano de graduação, quando comecei a auxiliar os alunos que faziam especialização em periodontia na Universidade Federal de Alfenas - MG, faculdade onde me formei. Desde então nunca mais larguei a periodontia. No início do terceiro ano da faculdade adquiri meu primeiro livro de periodontia do prof. Lindhe e nunca mais parei de estudar periodontia. A periodontia é apaixonante por permitir que trabalhemos com o biológico e o psicológico do paciente, modificando hábitos inadequados adquiridos há anos e devolvendo saúde, função e estética aos pacientes.

 Danilo: A periodontia é muita rica em linhas de pesquisa, conte-nos um pouco mais sobre as suas linhas de atuação.

Prof. Cléverson:As minhas linhas de pesquisa abrangem principalmente a parte de cirurgia plástica periodontal, tratamento de pacientes fumantes e medicina periodontal. Tenho trabalhado com recobrimento radicular e tratamento do sorriso gengival, terapia cirúrgica e não cirúrgica em pacientes fumantes e dentro da influência da periodontia nas condições sistêmicas do paciente. São linhas de pesquisa que iniciei durante o meu mestrado e doutorado e continuo ainda hoje. Claro que nossa equipe também realiza pesquisa em outras áreas.

Danilo: O senhor também se dedica a procedimentos de cirurgia plástica periodontal, um dos enfoques deste blog. Avaliando a literatura científica, menor quantidade de artigos têm sido publicados com novas técnicas cirúrgicas, o senhor acredita que o futuro da cirurgia plástica periodontal esteja menos relacionado à evolução da técnica cirúrgica e mais voltado para a associação à biomateriais?

Prof. Cléverson: Os biomateriais tem tido uma importância crescente dentro da periodontia, e não é diferente nas cirurgias plásticas periodontais. Muitas vezes podemos evitar cirurgias mais extensas e que envolvam mais de um sítio cirúrgico pela existência desses biomateriais, o que diminui a morbidade e aumenta a satisfação dos pacientes. Porém, as novas técnicas cirúrgicas nunca vão deixar de ter importância. Elas nos permitem melhorar o resultado final de um procedimento simplesmente com uma mudança na forma de abordagem cirúrgica. Com a evolução dos biomateriais, as técnicas cirúrgicas também precisam evoluir para permitirem resultados cada vez melhores.

Danilo: O senhor é pesquisador e professor visitante da Ohio State University, conte-nos um pouco dessa sua experiência.

Prof. Cléverson: O meu contato com a Ohio State University vem dos tempos de mestrado na Unicamp, em Piracicaba. Meu primeiro orientador, o prof. Martorelli, que infelizmente veio a falecer em um acidente de carro quando eu estava no final do meu primeiro ano de mestrado, conhecia o prof. Dimitris Tatakis da Ohio State University e o meu projeto de pesquisa do mestrado foi uma parceria entre os dois professores. Depois que o professor Martorelli faleceu, eu entrei em contato com o prof. Tatakis, que desde o início foi muito receptivo, e nós finalizamos o projeto. Durante o doutorado, surgiu a oportunidade de ir a Ohio State University para realizar parte da minha pesquisa, foi então que solicitei e fui agraciado com uma bolsa de doutorado sanduiche da capes e passei sete meses em Columbus, capital de Ohio, fazendo a pesquisa e outras atividades. Desde então eu mantenho essa parceria como pesquisador visitante com a Ohio State University, indo lá de tempos em tempos ministrar algumas aulas ou realizar pesquisas, assim como o prof. Tatakis também vem a Maringá, tendo passado três meses aqui na universidade estadual de Maringá no final de 2009. Em setembro agora ele estará de volta para ministrar um curso no nosso congresso e em novembro será a minha vez de passar um tempo em Columbus.

Danilo: Este ano o senhor é o professor homenageado de um grande evento paranaense de odontologia, o VII conclave maringaense internacional de odontologia (CMO). Conte-nos um pouco mais sobre a escolha da grade científica e as novidades que o evento terá nesta edição.

Prof. Cléverson: A escolha da grade científica foi feita buscando trazer professores de renome nacional e internacional para possibilitar uma atualização dos participantes e engrandecer o evento cada vez mais. Temos tido nos últimos anos a presença de professores internacionais ministrando cursos e esse ano não será diferente. Teremos a presença de dois professores internacionais, sendo um o prof. Tatakis (Ohio State University - EUA), ministrando um curso de "cirurgia plástica periodontal e outro o prof. Petrus (University of Saskatchewan - Canadá), falando sobre "a influência de anticoagulantes e bisfosfonatos na cirurgia oral". Além disso, contaremos com excelentes professores do brasil. O prof. Robert (fellow do ITI - Internacional Team of Implantology) e o prof. Wagner (da UNB e também fellow do ITI) ministraram um curso de" estética peri-implantar" de forma conjunta, tornando o curso mais dinâmico e atraente para os participantes. O prof. Luciano Cintra (UNESP - Araçatuba), um dos expoentes da endodontia nacional, ministrará um curso sobre "cirurgia parendodôntica"; o dr. Hirata, com toda sua experiência nacional e internacional em estética dental, ministrará um curso sobre "restaurações adesivas de porcelana"; além de dois renomados professores da nossa universidade, a UEM, profa. Renata Pascotto que fará um workshop sobre "facetas diretas em resina" e o prof. Laurindo Furquim mostrando sua linha de pesquisa sobre o tratamento ortodôntico dos casos de agenesia de incisivos laterais.
Teremos também outras novidades na edição desse ano. As palestras em inglês terão tradução simultânea o que tornará o curso mais dinâmico e proveitoso para os participantes. Como todo ano, teremos apresentação de trabalhos orais e em forma de painel, mas com ótimas novidades, incluímos uma categoria de apresentação em inglês e os melhores trabalhos, tanto em inglês quanto em português, receberão ótimas premiações em dinheiro.
Esperamos contar com a participação dos seguidores do seu blog e dos alunos e profissionais de ribeirão preto e região. As inscrições estão abertas e é só consultar o nosso site: www.dod.uem.br/cmo.

 

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog Danilo!... Parabéns pela Iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Keila, agradeço a visita e suas gentis palavras

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...