menu horizontal

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Osteocel - mais uma opção de produto com fatores de crescimento

Apesar da polêmica criada ao redor da FDA (Food and Drug Administration) e Infuse (BMP-2 rh), outro produto já está disponível para uso nos Estados Unidos, o qual promete realizar osteogênese, osteoindução e osteocondução tudo em um único produto.


O produto de nome Osteocel é fabricado pela ACE Surgical, é um enxerto alógeno, ou seja, removido doadores de orgãos. Segundo o fabricante o produto possui parte celular com células mesenquimais indiferenciadas (células tronco), matriz óssea e células osteoprogenitoras, provendo: 

1 osteocondução pelas matriz óssea (substituto ósseo particulado),
2 osteoindução pelos fatores de crescimento presentes nesse tecido ósseo alógeno
3 osteogenêse pelas células mesenquimais indiferenciadas e células osteoprogenitoras obtidas dos doadores 

Segundo a produtora Ace Surgical que também comercializa muitos outros biomateriais, o Osteocel já é usado desde 2005 em estudos e já foram realizados mais de 30mil procedimentos utilizando o Osteocel sem respostas adversas. 

Acredita-se que a baixa imunogenicidade do Osteocel seja possível devido as células mesenquimais não estimularel resposta imunológica celular (informações do fabricante). 

Um artigo (veja o resumo aqui) utilizou este produto para elevação de seio maxilar, no qual informava que o produto fabricado a partir de enxertos obtidos de cadáveres com no máximo 24hrs de morte. Este osso cortical é particulado, a parte medular  recebe teste de imunodepleção para remover células  indesejáveis, depois é realizado teste de fluorescência positiva para cluster 105 e 166 (células osteoprogenitoras e tronco) o qual deve ser negativo para cluster 45. Também é realizado teste de viabilidade (com resultados acerca de 80%) – teste de trypan blue. A partir de então o produto é disponibilizado para uso, o qual é transportado refrigerado.

Foto do produto
Este ano outros trabalhos já foram publicados, utilizado este mesmo produto: 
Gonshor A, McAllister BS, Wallace SS, Prasad H. Histologic and histomorphometric evaluation of an allograft stem cell-based matrix sinus augmentation procedure.Int J Oral Maxillofac Implants. 2011 Jan-Feb;26(1):123-31. (resumo)

McAllister BS.Stem cell-containing allograft matrix enhances periodontal regeneration: case presentations.Int J Periodontics Restorative Dent. 2011 Apr;31(2):149-55. (resumo)

No site do fabricante do produto (clique aqui), podem ser encontrados casos clínicos realizados, assim como mais detalhes sobre o produto.
Este produto ainda não é aprovado ou comercializado no Brasil. Assim como o o Infuse, deve-se tomar cuidado e muitos outros estudos ainda são necessários para garantir sua eficácia. Controles por maior quantidade de tempo são fundamentais para assegurar que não ocorram efeitos colaterias a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...