menu horizontal

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Implante de Zircônia

Através da sugestão do meu amigo, Danilo Sorgini, faço a postagem de uma modalidade de implante difente. O Danilo encontrou esta postagem no blog Dicas Odonto e chamou a atenção.

Então compartilho com vocês o vídeo.


É importante ficar claro que eu não estou indicando esta modalidade de tratamento ou que apoio esta idéia. Na verdade no Blog Dicas Odonto o autor do blog também deu a opinião dele e concordo com que existem uma série de questionamentos possíveis.

Talvez o primeiro deles é que existe evidência científica sobre as qualidades da Zircônia, mas não significa que seja encorajado fora do âmbito de pesquisas o seu uso comercial em pacientes. Além do mais como seria esta terapia em regiões cicatrizadas? Seria necessário moldar o alvéolo?

E os casos controlados? Qual a casuística e o tempo de controle? Existe aprovação de algum orgão competente tal como o FDA ou ANVISA?

Em geral acho que vale a pena o vídeo como uma curiosidade, mas não se deve encorajar pacientes ou até mesmo dentistas a procurar tal modalidade pelo menos por enquanto. Agradeço novamente a indicação do Danilo Sorgini.

2 comentários:

  1. Roberto Luiz Rodrigues24 de dezembro de 2012 às 11:24

    Já conheço este sistema e entrei em contato com o autor.
    Estes casos são indicados apenas para casos super restritos e ainda não está em uso clínico, apenas existe experimentalmente. Mas existem sim outros sistemas de implantes de zircônia com evidências clínicas de sucesso e comparativos com implantes de titânio analisando interface osso/implantes, torque de remoção comparativo, adaptação tecidual, etc...Sistemas com aprovação do FDA e já com vários usuários nos Estados Unidos e Europa. Eu mesmo estou utilizando aqui em Florianópolis de forma pioneira e em breve publicarei alguns. Tenho uma página no Facebook com alguns casos interessantes.
    Caso os colegas tenham interesse em breve já teremos cursos aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante Roberto, se puder nos envie algum caso para complementar o post, tenho certeza que é de interesse de todos os clínicos. Sucesso!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...