menu horizontal

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Carga imediata após o uso de osteótomo para compactação óssea.

Como já comentei outras vezes no blog, a busca por procedimentos de implantação que permitam a reabilitação rápida dos pacientes vem aumentando e é vista como prioridade para muitos clínicos. Para isso novas superfícies tem sido pesquisadas e desenvolvidas, além de modificação da macro geometria dos implantes.

Hoje indico outros artigo que propõe um abordagem com carga imediata em implantes instalados após o uso de osteótomo para compactar o osso medular maxilar na área de pré-molares e molares.

Veja o resumo clicando na imagem acima.


Os pesquisadores instalaram 20 implantes após utilizar osteótomos para compactar o tecido ósseo medular. O torque de instalação dos implantes variou acima de 35 N. A taxa de sucessoce foi de 95%, com a perda de apenas um implante em área de canino.

Por ser um estudo de casos em série, poucas análises foram realizadas. Estudos maiores e melhor controlados poderão detalhar melhor a taxa de sucesso, é importante uma amostra maior e com maior tempo de proservação. É importante afirmar que não os osteótomos não foram utilizados para elevação da membrana do seio maxilar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...