menu horizontal

domingo, 7 de outubro de 2012

Entrevista - Enceramento diagnóstico virtual - inovações e tecnologia chegam à rotina clínica - DVI

No final do mês estive visitando a clínica de radiologia odontológica DVI. A DVI oferece mais um produto que irá tornar a rotina clínica muito mais prática, rápida e prazerosa. Através de equipamento que permite escanear modelos de gesso, é possível fazer a sincronização com exames tomográficos. Isto permite que seja feito em softwares específicos, análise de tecido moles e ósseo, permitindo que se possa realizar enceramentos diagnósticos virtuais, determinando a melhor posição possível para o implante, sem deixar de lado os tecidos peri-implantares.





Posteriormente pode ser gerado o protótipo em modelo físico e cirurgia guiada pode ser realizada com muita facilidade, de forma muito mais rápida.



Da direita para a esquerda - Dr Fernando, Dra Mariana, Dr Danilo e Dr Hugo



modelo 3D obtida do exame tomográfico


união do modelo 3D digitalizado do modelo de gesso (em branco na imagem) e da tomografia


enceramento diagnóstico virtual realizado e implante inserido

resultado, pronto para realizar a confecção do guia para cirurgia guiada

No entanto, não é apenas a implantodontia que se beneficia desta nova tecnologia, pois a ortodontia através da digitalização tridimensional dos modelos de gesso, permite que sejam feitas análises diferenciadas. Desta maneira é possível realizar medidas precisas nos modelos, como de altura, espessura além do cálculo de área.

Modelo digitalizado para tratamento ortodôntico - vista oclusal

vista lateral

vista lateral

vista frontal



A unidade de Ribeirão Preto da DVI é localizada na rua Sete de Setembro, 949, Centro, conta com estacionamento próprio e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3635-9694 ou  pelo site www.dviradiologia.com.br.

Agradeço ao Dr Fernando e Dr Hugo pela gentileza e simpatia em nos receber para uma visita na clinica e pela entrevista cedida. Tenho certeza que esta nova tecnologia irá propiciar inúmeros benefícios para implantodontistas, ortodontistas e demais especialidades da odontologia. Vejam a entrevista abaixo.

Danilo - Como surgiu a DVI?
DVI - A empresa surgiu de uma iniciativa pioneira de um grupo de radilogistas que acreditavam que a odontologia de Ribeirao Preto e região necessitava de um serviço de diagnóstico por imagem diferenciado, a que pudesse atender os anseios do exigente mercado de odontologia da região. Nossa proposta desde o inicio, além de oferecer serviços inovadores, sempre foi de oferecer um atendimento diferenciado para os clientes e pacientes mais exigentes.
Danilo - A DVI agora oferece a possibilidade de digitalização 3D de modelos de gesso, através de Scanners modernos, certo? Quais indicações desse serviço para o clínico?
DVI As indicações são várias, mas as áreas de prótese, implantodontia e ortodontia serão as mais beneficiadas. Para prótese e implantodontia, há possibilidade de realizar enceramentos diagnósticos virtuais e planejamentos reversos virtuais facilmente, aumentando ainda mais a previsibilidade do tratamento com implantes. 

Guias cirúrgicas dento-suportadas também podem ser realizadas sem necessidade de etapa laboratorial, sendo essas totalmente desenhadas com auxilio de softwares.

Ainda para área de prótese há possibilidade de escaneamento de preparos protéticos para confeção de coroas e copings com tecnologia CAD-CAM, que traz inúmeros benefícios para o tratamento reabilitador.

Para a área de ortodontia, é possível inicialmente digitalizar todo o acervo de modelos de gesso, reduzindo os espaço de arquivos físicos. Também é possível simular tratamentos através de setups virtuais e também confeccionar alinhadores estéticos com grande facilidade.
Danilo  Para o dentista que recebe esse exame, é necessário algum software diferente? Os arquivos gerados seguem algum formato específico, por exemplo DICOM?
DVI Para cada aplicação existe um software que abre os arquivos específico, que é cedido gratuitamente pela DVI, que também oferece treinamento para uso das novas tecnologias sem custo nenhum para o dentista.
Danilo  Por favor comente os benefícios dessa tecnologia para as diversas especialidades, tais como: ortodontia e implantodontia.
DVI Os benefícios são tratamentos menos invasivos e mais rápidos, além de  menores riscos devido ao aumento da previsibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...