menu horizontal

sábado, 1 de setembro de 2012

BonyPid - Substituto ósseo biodegradável com sistema de liberação lenta de medicamentos



Muitos são os biomateriais disponíveis no mercado mundial, nem todos chegam ao mercado brasileiro, mas é importante e também interessante que possamos conhecer seus benefícios e limitações. O mercado brasileiro possui quantidade limitada de opções de biomateriais. A maior parte dos biomateriais disponíveis aqui no Brasil são muitos caros e praticamente para osteocondução, com pouca inovação ou tecnologia empregada. O BonyPid oferece um recurso bastante interessante, o qual vem sendo  estudado de desenvolvido para diversas aplicações na área da saúde.


Sabe-se que somente nos EUA mais de 5 milhões de fracturas ocorrem todos os anos, sendo comum que fracturas abertas sejam contaminadas ou infectadas por bactérias. O uso de antibióticos atualmente disponíveis, por via sistêmica ou oral, apresenta eficácia limitada, uma vez que a dose não tóxica utilizada não pode penetrar suficientemente o osso comprometido devido à lesão dos tecidos moles e às injúrias aos  vasos sanguíneos locais.

Desta forma a administração local de antibióticos tem a vantagem de permitir a administração de uma concentração mais elevada e com uma maior eficácia. No entanto, sem um sistema de liberação controlada, a entrega no local proporciona uma explosão em curto prazo, o que pode não resolver vencer completamente as infecções podendo torná-las recorrentes ou crônicas. Além disso, a liberação brusca e elevada, comum nos tratamentos atuais, podem levar a uma toxicidade significativa, limitando o seu uso.

BonyPid TM é um substituto de enxerto ósseo, bio-degradável, para preenchimento de cavidades ósseas que é micro-revestida com uma formulação específica. Esse revestimento permite a liberação gradual de antibióticos selecionados. A vantagem do BonyPid é a sua capacidade de entregar com liberação lenta uma medicação antibacteriana, durante um período de tempo necessário para o sucesso da erradicação das bactérias. A empresa relata a atividade prolongada de 3 a 4 semanas de uma concentração muito eficaz do  fármaco. 

BonyPid TM foi testada in vivo usando o modelode tíbia infectada em coelhos. A eficácia foi demonstrada em ambas as infecções agudas, bem como crônica. A empresa afirma seta realizando estudos em humanos.

Mais informações veja BonyPid

Espero que os estudos continuem e o produto chegue aos mercados. Seria uma boa escolha para aplicações como sinus lift, implantes imediatos e defeitos infra ósseos periodontias ou perimplantares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...