menu horizontal

sábado, 9 de julho de 2011

Riscos relacionados ao Infuse (BMP 2 recombinante) - Câncer entre outros

O Infuse é um produto que consiste no uso de uma esponja de colágeno, que atua como carreador para a fator de crescimento BMP-2, o qual é produzido de forma recombinante. O produto foi aprovado pelo FDA (Foof and Drug Administration) em 1999 para uso médico, sendo aprovado para uso odontológico em 2007. 
O produto foi tido na odontologia como uma ótima opção substituta para enxertos ósseos autógenos, o que poderia diminuir os custos hospitalares, morbidade e tempo cirúrgico. Embora o produto seja muito caro sobretudo para o mercado brasileiro, atualmente o produto já é regulamentado pela ANVISA e comercializado no Brasil.



Embora o produto possa apresentar resultados que possam parecer milagrosos, somente este ano começaram a ser veiculados oficialmente resultados preocupantes. Até o ano passado somente haviam poucas informações, em forúns especializados, na forma de relatos de usuários e questionamentos referentes à problemas relacionados ao uso do produto.
No entanto recentemente veio a tona diversas informações que tornam extremamente preocupante o uso do produto sem a devida informação ao paciente sobre seus riscos. Diversos sites americanos tem apontado vários riscos, de acordo com informações oriundas do próprio FDA.
Segundo o site Gaia-health os efeitos colaterais do Infuse incluem esterilidade, cancer, efeitos auto imunes e neoformação óssea em áreas distantes do local de aplicação. O site Medpage Today fez uma reportagem especial discutindo todo o assunto.

Foto do site Gaia-health veiculando tais informações



Foto do site Medpage Today  veiculando tais informações




Segundo os sites a FDA aprovou a comercialização do Infuse após o clinical trial financiado pelo fabricante apresentar resultados seguros para uso em humanos. Segundo o site Gaia-health o FDA em 2010 solicitou a documentação referente aos pacientes atendidos no clinical trial apresentado pelo fabricante, o qual informou que os pesquiasdores haviam perdido tais documentos. Acredita-se que os documentos estejam em posse do fabrcante.

De qualquer forma mundialmente a confiança no fabricante está abalada, no entanto até o momento ninguem foi responsabilizado por qualquer problema relacionado ao uso do produto. Inclusive o produto ainda está liberado para comercialização.


Segundos os sites citados (Medpage Today e Gaia-health) o efeitos colaterias do Infuse são:

1- Edema de tecidos moles
2- Formaçao óssea no canal espinhal
3- Câncer
4- Resposta auto-imune
5- Dores nas pernas
6- Ejaculação retrógrada
7- Esterilidade

Em geral recomendo a todos os colegas cirugiões-dentistas que visitem os sites citados e que estejam atentos as próximas notícias relacionadas, mesmo porque esta pode ser o início de um evento muito maior, hava vista, outros produtos com fatores de crescimento associados serem comercializados no mundo e que podem vir a apresentar problemas. É fundamental que estejamos atentos as pesquisas publicadas e tenhamos uma visão crítica dos resultados, pois até mesmo orgãos respeitados como a FDA já aprovou outras vezes produtos para comercialização, os quais posteriormente apresentaram problemas tais como o antigo Vioxx.
Aos pacientes é muito importante que seja discutido com seu dentista quais as opções de tratamento e produtos os quais serão utilizados, pois você conviverá com o resultado obtido seja ele bom ou ruim.

3 comentários:

  1. Olá, Danilo! Este seu post completou 1 ano. De lá pra cá vc tomou conhecimento de novas pesquisas sobre o produto? Há novidades? Vc tem algum artigo pra me indicar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alice houve muita confusão sobre o tema, no entanto, parece que houve um pouco de sensacionalismo também. Hoje o produto ainda está sendo comercializado, não tive conhecimento de nenhum outro relato prejudicial ao produto. Conversando com médicos e outros dentistas, ficou claro que alguns casos os prejuízos eram possíveis independentemente de usar ou não o produto. Como ele ainda é um pouco caro, eu não tive oportunidade de utiliza-lo em nenhuma pesquisa ainda. Espero que em breve possa ter minha opinião sobre o mesmo. Sei que muitos dentistas já estão utilizando no país e com sucesso. abraço

      Excluir
  2. No que diz respeito a área de atuacao da odontologia,maxila e mandibula,lendo a fundo os artigos citados e a algums relacionados,esses efeitos colaterais praticamente nao existe nos estudos.Por isso ao meu ver,e ao que os estudos indicam,esses efeitos colaterais estao relacionados com a lesao causada pela cirurgia para instalacao do implante cirurgico na coluna,,no estudo fica claro que os efeitos com BMP (277 PAC) e com EOA iliaco (400 PAC),levando em consideracao o desvio padrao do estudo,,a porcentagem de casos atingidos pelos efeitos colaterais é prsticamente a mesma,,portanto o tipo de enxerto em si nao causa efeitos colaterais,pois os dois,,iliaco e bmp tiverao os mesmos efeitos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...