menu horizontal

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova seção - Perguntas e Respostas - Enxerto de tecido conjuntivo

Hoje inauguramos uma nova seção do blog. A seção Perguntas e Repostas é destinada à todos aqueles que tenham o desejo de contribuir, apresentando dicas, perguntas ou até mesmo comentários sobre questionamentos levantados por seus alunos e a orientação dada aos mesmos.
Me disponho a responder as dúvidas dos colegas e se não possuir a reposta, bucarei especialistas, para que todos possamos apreender juntos.

A primeira contriuição foi dada pelo Dr Fernando Modesto de Abreu, que pergunta "qual o tempo mínimo que se deve aguardar após a remoção de enxerto de tecido conjuntivo do palato para uma nova entrada? Se utilizar a técnica de incisão única  na área doadora posso coletar novamente  que terei a mesma quantidade?

Resposta: Até o momento desconheço na literatura científica pesquisas que tenham determinado o período de espera mínimo ou ideal, para que seja possível nova remoção de enxerto de tecido conjuntivo do palato. No entanto a experiência clínica nos mostra que 60 dias após a remoção do tecido do palato duro, é possível uma noa entrada, com a mesma quantidade e qualidade.

No entanto é importante que a primeira cirurgia seja bem realizada, para que a cicatrização do palato seja boa e não ocorram sequelas as quais possam inviabilizar uma nova entada na área. Aguardo o comentário de outros colegas que queiram ajudar na resposta a pergunta do Dr Fernando. 

Novas perguntas são bem vindas e podem ser enviadas através email presente no menu contato.

Um comentário:

  1. Qual o biomaterial de escolha para utilização em reparos junto a instalação de implantes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...