menu horizontal

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prótese sobre implante - indicação de artigo - colaboração Flávio Fernandes

Caros amigos, hoje tenho o prazer de contar com a colaboração do Prof. Dr. Flávio Fernandes, que nos brinda com seu conhecimento protético, para enriquecer o blog. Flávio muito obrigado meu amigo!


 Flávio Fernandes é especialista, Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto FORP USP e ministra cursos de implantodontia focados em reabilitação com ênfase estética e funcional

Vamos ao artigo!



A indicação do artigo a seguir poderá auxiliar o caro leitor, colega implantodontista ou protesista, a desenvolver uma reabilitação oral sobre implantes com carga imediata, em tempo reduzido,  promovendo estética e devolvendo a função ao paciente.


O artigo do pesquisador Turkyilmaz, foi publicado na revista International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry, em 2012, e descreve um método alternativo para confecção de prótese mandibular imediata com redução de etapas clínicas e finalização do tratamento em apenas 3 dias após a cirurgia de fixação dos implantes.

A terapia convencional de reposição total dentária mandibular pode abranger 10 sessões clínicas, durante 4 a 6 meses, em média. A técnica em pauta, utilizada pelo autor, é admitida devido ao uso de uma matriz, pré-fabricada, de resina acrílica autopolimérizável de alta estabilidade dimensional, com a finalidade de promover a transferência da posição dos intermediários protéticos e a fabricação da infraestrutura metálica de maneira rápida e econômica.

A seguir estão descritos os principais passos para desenvolvimento do caso clínico.
1. Procedimentos iniciais: moldagem inicial, obtenção dos modelos de diagnótico, duplicação das próteses totais pré-existentes e registro intermaxilar.

2. Obtenção da matriz modificada de resina acrílica autopolimerizável para fabricção da infraestrutura metálica (Figura 1).

3. Abertura realizada na matriz para possibilitar a transferência dos intermediários protéticos definitivos. Observe o acréscimo em cera nos pilares para viabilizar a união dos mesmos à matriz de resina acrílica. (Figura 2).

4. União dos abutments encerados com a matriz de resina acrílica autopolimerizável (Figura 3).

5. Confecção da infraestrutura metálica e instalação da protése mandibular inferior. (Figura 4).







O artigo apresentado descreve uma técnica simples e interessante que pode ser testada em ocasiões estratégicas no dia a dia da clínica privada. Faz-se importante lembrar, que a melhor técnica é aquela onde há o maior domínio pelo profissional, cirurgião-dentista, ficando a critério dele a decisão de qual estratégia tomar. Espero que tenham uma leitura bastante proveitosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...