menu horizontal

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Qual o torque ideal para carga imediata de elementos unitários?

Pessoal hoje indico um artigo relativamento recente, mas que é bastante interessante. Muitas vezes recebo email ou até mesmo na clínica dos cursos, me perguntam qual o torque que utilizo para definir se pode-se ou não inserir um provisório imediato.

O artigo de hoje é bastante interessante, pois mostra resultados diferentes daqueles utilizados na rotina clínica. Veja o resumo abaixo.



clique na imagem para aumentá-la


O critério clínico utilizado para permitir o provisório imediato foi:


  • obter estabilidade primária
  • torque superior a 15N.cm
  • ISQ superior a 50
  • fixação do implante em pelo menos 3mm de osso apical
  • implante inserido pelo menos 1mm abaixo da tábua óssea vestibular


Todos os implantes usados eram 4,1 ou 4,8 Straumann (100 implantes), todos instalados em dentes anteriores maxilares ou mandibulares.

Depois de 8 a 12 semanas componentes protéticos receberam torque de 35N.cm e as próteses definitivas foram instaladas. Controle de 5 a 6 anos foi realizado.
Apenas 1 implante perdeu a osseointegração durante a fase de provisório. Para os demais implantes não houve complicações, sendo relatado no artigo mínima perda de tecido mole vestibular (retração gengival), sem necessidade de manutenções maiores ou complicações pós tratamento.

clique na foto para ampliá-la

Este é um bom trabalho clínico, que pode ajudar na compreensão de delimitação das possibilidades clínicas para o emprego da carga imediata em implantes imediatos.
No entanto, é muito importante um olhar crítico durante a leitura. Os resultados demonstrados são interessantes mas não indicam que esta conduta de torques baixos como 15N.cm possam ser utilizados rotineiramente. Deve-se pontuar que o uso do ISQ, ainda não é uma rotina na clínica, devido ao custo do equipamento. Ainda não existe consenso sobre a relação entre torque e ISQ.

Uma falha no artigo foi não mostrar qual o número de implantes que recebeu cada torque e ISQ, ou seja, seria ótimo saber quantos implantes apresentaram torque entre 15 e 30 N.cm por exemplo. O implante que não osseointegrou apresentou qual torque e ISQ?

Um trabalho excelente, poucas falhas. Boa leitura a todos.

Um comentário:

  1. Implantes Straumann da pra confiar, mas e os nacionais, alguém se arrisca dar troque de 15N ? Duvido... Tenta com SIN, Neodent e outras...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...