menu horizontal

sábado, 3 de setembro de 2011

Levantamento de seio maxilar com enxerto em bloco simultâneo - redução do tempo de tratamento total

Embora este artigo tenha sido publicado em 2009, muito colegas não tem acesso ao períodico, por isso gostaria de indicar a leitura do mesmo pois segue a linha de pesquisa na qual se busca a diminuição do tempo de tratamento em reabilitações implantosuportadas.

Neste artigo o autor descreve uma técnica inovadora que visa permitir a instalação dos implantes simultaneamente à elevação do seio maxilar através do acesso por janela vestibular (técnica traumática). Veja uma foto da primeira página do artigo.


 
 
Para isto foram selecionados 28 pacientes com menos de 4mm (variação entre 1 e 4mm) de osso residual, indicando a elevação da membrana sinusal através de janela. Foram realizados exames tomográficos e radiografias periapicais.

Após anestesia e elevação de retalho total, janela de 9mm de altura por 15mm de largura é aberta na parede lateral do seio maxilar, para permitir boa visibilidade da cavidade sinusal. Particulado ósseo oriundo do bloco alógeno é inserido para forramento da cavidade sinusal. Depois um bloco ósseo alógeno (medular) de medidas de 1,5 x 1,5 x 3.0 cm é preparado e adaptado ao leito receptor (seio maxilar).

Posteriormente os excessos são removidos e os implantes instalados como os protocolos dos fabricantes. Após 6 meses as próteses são instaladas.

Os resultados após em média 27 meses demonstraram aumento vertical 12,3mm em média. A análise histológica mostrou a presença de osteócitos. Não houver perda de implante e todos permaneceram osseointegrados.
Abaixo veja algumas fotos selecionadas do artigo demonstrando a técnica e o resultado clínico.


 
 
 
A técnica permite a redução em pelo menos 6 meses do tempo de tratamento, já que os implantes são instalados junto ao procedimento de elevação do seio maxilar. Um fato interessante é que o autor relata que perfurações da membrana sinusal não são problemas para a técnica, pois os implantes apresentam boa estabilidade inicial e o bloco fica fixo ao leito receptor, não representando risco para o paciente, diferente do caso de elevações com particulado ósseo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...