menu horizontal

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alterações no nível ósseo em implantes com colar polido ou tratado - influência do nível ósseo de instalação dos implantes

O artigo indicado de hoje se refere a uma dúvida frequente para muitos clínicos e que ainda não havia sido explorada científicamente. Qual o nível ideal de instalação dos implantes, supra ósseo ou infra ósseo?

Clicando na imagem você pode ler o resumo e ver a primeira página do artigo.


O interessante nesse artigo é que foram comparados implantes com superfície SLA, sendo que alguns apresentavam colar polido e outros colar tratado com SLA, veja a figura abaixo. Os implantes foram instalados em níveis ósseos diferentes, para verificar a remodelação óssea após a instalação protética. 


Verifique que no grupo A os implantes polidos A, B e C foram instalados com colar polido ao nível ósseo (A), 1mm acima do tecido ósseo (B) e 1mm abaixo do nível ósseo (C). Já no grupo B, os implante foram instalados com o colar tratado com superfície SLA 1mm acima do tecido ósseo (D), 2mm acima do nível ósseo (E) e ao nível ósseo (F).



Após a cicatrização óssea pode-se verificar que em A houve reabsorção óssea, no entanto em B houve uma leve formação óssea supra crestal enquanto que em C houve uma reabsorção óssea maior. Para os implantes com colares tratados, houve menor reabsorção óssea do quando comparados com o grupo A, em D ocorreu uma reabsorção óssea mas menor, E não ocorreu a reabsorção ou neoformação e em F também ocorreu reabsorção mas menor quando comparado com C.


Os resultado mostram que implantes com colares tratados podem apresentar melhores resultados do que os implantes com colares polidos, principalmente quando existe a necessidade de instalação dos implantes de forma mais infra óssea, o que pode ocorrer em áreas estéticas.
Seria excelente se um trabalho similar fosse realizado com os implantes de design "bone level", para se determinar qual a melhor indicação da instalação dos implantes. Artigos similares já forma realizados para implantes do sistema Ankylos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...